terça-feira, junho 13, 2006

Programação Mês do Orgulho GLBT de São Paulo

10ª Parada do Orgulho GLBT de São PauloHomofobia é Crime! Direitos Sexuais são Direitos Humanos.


Ao comemorar os 10 anos da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, a APOGLBT SP leva à opinião pública o tema da homofobia pela aprovação do Projeto de Lei 5003/2001, na pauta da Câmara dos Deputados desde abril, que criminaliza e penaliza a homofobia.

No dia 17 de Junho, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT SP) leva à Avenida Paulista o tema “Homofobia é crime!”, que se insere no sentido de utilizar a Parada como instrumento de mobilização social da comunidade GLBT em torno de reivindicações de Legislação e Políticas Públicas para Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Com o tema deste ano, a APOGLBT SP pretende denunciar as violações aos Direitos Humanos para a cidadania plena de GLBT, e incentivar uma série de ações pela aprovação de legislação contra a homofobia no cenário nacional e por Políticas Públicas que visem o controle e a erradicação da homofobia no Brasil. O tema foi amplamente debatido junto à militância paulista e temos certeza que afirmar direitos sexuais como direitos humanos e demandar a criminalização da homofobia são estratégias fundamentais para reduzir a vulnerabilidade da população GLBT.Homofobia é o preconceito motivado por orientação sexual – que atinge gays, lésbicas e bissexuais –, ou por identidade de gênero – que atinge travestis e transexuais –, e provoca discriminação e violência contra GLBT. A homofobia se inter-relaciona com outras formas de preconceito – por sexo, raça, classe, idade – e assim tende a vitimar os/as GLBT de diferentes maneiras.

O sub-tema “Direitos Sexuais são Direitos Humanos” mostra o caminho que enxergamos para solucionar o problema das violações homofóbicas: o respeito aos direitos humanos e o reconhecimento dos direitos relacionados ao exercício da sexualidade e à vivência digna das diversas identidades de gênero como Direito Humano.10ª Parada do Orgulho GLBT de São PauloAvenida Paulista, 17 de junho, 14 horas.

A Parada do Orgulho GLBT de São Paulo nasceu com o objetivo de visibilizar a população GLBT e suas demandas. A princípio era organizada por uma comissão composta por representantes de vários grupos GLBT de São Paulo. Seu histórico pode ser dividido em três diferentes momentos.Um primeiro momento vai de 1997 a 1999, quando a Parada enfoca principalmente temáticas ligadas à visibilidade GLBT e se consolida como manifestação política do movimento GLBT. Nesse período a Parada teve um crescimento de 2 mil para 35 mil participantes e foi criada a APOGLBT SP.

Entre 2000 e 2002, a Parada passou de 100 mil a 500 mil participantes e tomou por temática principal o trabalho com a idéia de diversidade, de modo a não somente visibilizar a população GLBT, mas envolver a sociedade como um todo a partir da idéia de respeito à diversidade. É nesse período que as atividades em torno da Parada começam a se multiplicar, dando origem ao Mês do Orgulho.

A partir de 2003, alcançados objetivos de visibilização da população GLBT e do envolvimento da sociedade como um todo, começa uma nova fase em que a Parada, já plenamente consolidada como manifestação de um campo social crescente que apóia direitos para GLBT, passa a ser utilizada a fim de refletir sobre as demandas da comunidade e como forma de pressão política pelo reconhecimento e garantia efetiva de direitos humanos de GLBT. Nesse período a Parada passou de 1 milhão de participantes em 2003 para 1 milhão e oitocentos mil em 2004 e mais de 2 milhões em 2005, sendo considerada desde 2004 a maior manifestação do gênero no mundo.

Em 2003, reivindicamos a formulação e implementação de políticas para GLBT; em 2004, afirmamos o direito à família; em 2005, a manifestação foi utilizada para cobrar a aprovação do projeto de lei de Parceria Civil, parado há 10 anos no Congresso Nacional, a partir da demanda por direitos iguais. Nesse ano criou-se um grupo de trabalho composto por vários grupos/ONG paulistas para visibilizar politicamente as demandas da comunidade nos eventos do Orgulho e pela primeira vez houve um movimento na direção de procurar unificar os temas das Paradas pelo Brasil.

Mês do Orgulho GLBT de São Paulo

Homenagem ao Orgulho GLBTT
Lançamento do Programa Brasil Sem Homofobia
09/06 às 19h30 Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo
Plenário JK - Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera.
Realização: Frente Parlamentar Estadual pela Livre Expressão SexualSeminário

“Homossexualidade Masculina e o HIV/AIDS: 25 Anos de Epidemia”
09 e 10/06NOVOTEL Jaraguá (Rua Martins Fontes, 71).
Realização: ABIA / Lutando Pela Vida / GIVInfo: (11) 5084.0255 / 5084.6397
Inscrições e informações: www.giv.org.br

Homenagem da Câmara Municipal para os 10 anos da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo
14/06 - 19h 30min
Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Prestes Maia
Informações: Por iniciativa do vereador e professor Carlos Giannazi (PSol-SP),a Câmara Municipal de São Paulo fará, no dia 14 de junho, sessão solene em homenagem aos 10 anos da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo. O evento também homenageará pessoas e entidades que têm defendido a causa GLBT no Brasil.O evento faz parte do calendário oficial do Mês do Orgulho GLBT de São Paulo e terá apresentações artísticas, como show com a banda Astronauta Pinguim e Os Emanuelles, performances teatrais e de transformistas.O vereador Giannazi tem diversos projetos de lei e ações para a população GLBT de São Paulo, como a criação do disque-denúncia contra a homofobia, da Coordenadoria de Defesa dos Homossexuais, a luta pela reabertura do Autorama gay etc.O Auditório Prestes Maia fica no 1º andar da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, nº 100, Centro).

Seminário Nacional de Lésbicas Negras
14 a 17/06 Hotel San Raphael (Largo do Arouche, 150).
Realização: Minas de Cor, CEDOICOM/COLERJ.
Info: minasdecorsp@uol.com.br

Campeonato de Futsal15/06, às 9h
Quadra do Sindicato dos Metroviários de SP
Rua Serra do Japi, 31 (metrô Carrão).
Realização: Liga Brasileira de Lésbicas (LBL / SP)
Info: Grupo Mo.le.ca - (19) 9129 7999 c/ Bruna (brunacilento@yahoo.com.br)

VI Feira Cultural GLBT / VI Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade
15/06, a partir das 12h, Largo do Arouche.
Neste ano, a novidade é a inclusão da entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade no evento. A VI Feira Cultural GLBT reunirá 40 tendas. Nelas, artesãos, estilistas e pequenas confecções irão expor seus produtos para venda. ONG e grupos GLBTT mostrarão seus trabalhos. Em uma das tendas, uma equipe da APOGLBT realizará oficinas de saúde integral, onde os participantes receberão informações sobre prevenção às DST/HIV, Aids e Hepatites. Por reconhecer a organização do Mês do Orgulho como importante contribuição para a redução da vulnerabilidade individual e social de GLBT às DST/Aids, desde o ano passado investimos em visibilizar a luta contra a Aids e promover atividades educativas voltadas para a promoção da saúde integral e divulgação de informações sobre DST/Aids. No palco, a ser montado no Largo, Silvetty Montilla e Greta Star comandam a entrega do prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade. Depois, Silvetty e Greta apresentam shows de artistas da noite para encerrar a programação do dia. No ano passado, a V Feira Cultural atraiu cerca de 60 mil visitantes.12h às 14h: apresentação de DJ’s;14h às 17h: entrega do Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, com shows de artistas mulheres;17h às 21: shows com artistas da noite GLS comandado por Silvetty Montilla e Greta Star.

Encontro de Formação e Articulação entre GLBTT e Juventudes Negras
15 a 18/06
Hotel San Raphael (Largo do Arouche,150)
Realização: CORSA, Minas de Cor, Articulação de Juventudes Negras
Info: minasdecorsp@uol.com.br; edmilsonmedeirosbr@yahoo.com.br

Lançamento do livro: “Vidas em Arco-Íris - Depoimentos sobre a homossexualidade”
16/06 às 19h
Autora: Edith Modesto
Livraria Cultura - Conj. Nacional - Av. Paulista, nº 2073

Mesa Redonda: Saúde das Lésbicas
16/06 às 19h30
Hotel San RaphaelLargo do Arouche, 150
Realização: Liga Brasileira de Lésbicas (LBL / SP)
Info: Márcia Cabral - minasdecorsp@uol.com.br
Rita Quadros - ritacerquadros@gmail.com [(11) 7196 4959]

4ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais
17/06 às 10h
Avenida Paulista com Rua da Consolação (praça ao lado do antigo Bar Riviera)
Realização: Liga Brasileira de Lésbicas (LBL / SP)

10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo
17/06, às 14h
Avenida Paulista

Gay Day
18/06, das 10h às 22h
Hopi-Hari
Info: http://www.gayday.com.br/ / gayday@gayday.com.br

Relançamento do Livro “Manual do Podólatra Amador”
19/06 às 19h
Autor: Glauco Mattoso
Rua Mourato Coelho, 1059 - Vila Madalena
Info: glaucomattoso@uol.com.br http://glaucomattoso.sites.uol.com.br

I Cidadania na Comunidade
19 a 23/06
Centros de Integração da Cidadania, Rodas de conversa nas unidades dos CIC, na periferia do município de São Paulo, com exibição de vídeos sobre Direitos Humanos de GLBT. Chega aos bairros, o I Cidadania GLBT na Comunidade como parte das atividades do 10º Mês do Orgulho GLBT de São Paulo. Nos encontros, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo e o Centro de Integração da Cidadania promoverão oficinas com exibição de vídeo seguida por debate com convidados, a respeito do tema cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (GLBT). O objetivo é levar o debate sobre cidadania de GLBT aos bairros e estimular o respeito aos GLBT e às famílias formadas por GLBT nas comunidades locais. Os convidados para o debate são ativistas do movimento GLBT, especializados nos temas combate à discriminação, juventude e família. A duração da atividade é de duas horas.
19/06, 15h - CIC Francisco Morato (Avenida Tabatinguera, 45 – Centro – Francisco Morato);
20/06, 10h - CIC Norte (Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã);
20/06, 15h - CIC Ferraz de Vasconcelos (Av. Américo Trufelli, 60);
21/06, 10h - CIC Sul (Av. José Manoel Camisa Nova, 100 – Jd. São Luiz – Santo Amaro);
21/06, 15h - CIC Feitiço da Vila (Estrada de Itapecerica, 8.887);
23/06, 15h - CIC Oeste (Estrada de Taipas, 990 – Jd. Panamericano – Jaraguá).
São parceiros nesta ação os grupos CORSA, INOVA e Minas de Cor

IV Ciclo de Debates Construindo Políticas para GLBT
O Ciclo de Debates Construindo Políticas para GLBT passou a integrar o Mês do Orgulho e vem se consolidando como um espaço importante de reflexão aberto às pessoas interessadas na garantia dos direitos humanos e da cidadania de GLBT.
26/06 – Homofobia – Lançamento do relatório da Pesquisa “Política, Direitos, Violência e Homossexualidade” – IX Parada do Orgulho GLBT – São Paulo 2005
27/06 – Direitos sexuais, direitos humanos
28/06 – Saúde integral de GLTTB
29/06 – Educação e diversidade: orientação sexual e identidade de gênero
30/06 – Família e homo-afetividade
Espaço André Franco Montoro (Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania: Pátio do Colégio, 145)
19 h.