segunda-feira, julho 31, 2006

História do Grupo JA!


Para se entender o nascimento do Grupo de Jovens Ativistas – Grupo JA!, é necessário entender também entender o surgimento de sua “mãe”, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo.
No início a Parada era organizada por um colegiado de ONG’s, Grupos e militantes independentes. Porém a manifestação começou a crescer, e a manifestação passou a ser vista como um evento. De todos os impactos e responsabilidades que a Parada do Orgulho GLBT causava, surgiu a necessidade de se criar uma “pessoa jurídica” para suprir todas essas demandas. Em 1999 nasceu a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo.
Pela ordem natural dos acontecimentos, a Associação não conseguir se limitar “apenas” a realização da Parada.
Pela visibilidade que a manifestação resultava, a Associação passou a separar as demandas por Coordenadorias dentro de sua estrutura.
As demandas por questões da juventude GLBT sempre existiram, porém não havia quem levasse essa “Coordenadoria de Jovens Homossexuais” para frente.
Foi pelas diversas demandas que a Coordenadoria de Jovens e Adolescentes Homossexuais (intitulado então de Grupo JAH) nasceu em outubro de 2003. Tinha como objetivo de atender os jovens, principalmente de periferia, pelos/as próprios/as jovens que comporiam o Grupo. Além disso, também tinha a função de criar um espaço de interlocução e protagonismo jovem dentro da Associação.
Acreditava-se que os/as jovens os melhores interlocutores de sua própria causa.
Em 2004 o JAH junto com outros grupos criou o “Sábado Teen”. Este era um espaço de socialização de jovens, na sua maioria menores de idade, que não podiam entrar em casas noturnas então iam para essa matinê.
Em 2005 o JAH realizou piqueniques, promoveu sua primeira Capacitação para Jovens Ativistas, e esteve a frente da Visibilidade Jovem, no 9º Mês do Orgulho GLBT.
Atualmente o Grupo passou por diversas mudanças. Hoje conta com uma equipe de mais de 10 membros, que na sua maioria já foram capacitados pela 2ª Capacitação de Jovens Ativistas, realizada pelo projeto da Associação “Tenho Orgulho e Me Cuido”. Seu nome foi recriado, a partir de julho de 2006 passou a ser chamado de Grupo de Jovens Ativistas (Grupo JA!), com direito ao seu primeiro logo.
Com a missão de criar espaços de discussão sobre juventude, cidadania e diversidade sexual entre jovens, os Jovens Ativistas promovem semanalmente encontros de jovens na capital paulistana.
Os encontros são variados, sempre aos sábados, a cada 15 dias há uma roda de conversa jovem, que acontece na região da República, e a nos intervalos há um encontro em algum parte ou local de interesse do Grupo, como o Parque do Ibirapuera, Centro da Cultura da Juventude, Centro Cultural São Paulo, Parque Trainon e assim por diante.
Se você tiver alguma sugestão de encontro, mande para o JA!. (O Grupo JA! é um espaço para o protagonismo jovem pela causa dos/as GLBT, mas não é um grupo fechado, não há discriminação de idade ou orientação sexual, desde que todos/as entendam qual os objetivos do Grupo)
Contatos: Site: www.paradasp.org.br
Telefone: 11 – 3362-2361
E-Mail: já@paradasp.org.br / paradasp@paradasp.org.br
Eduardo Santarello
Grupo de Jovens Ativistas JA! APOGLBT/SP